Tradição

Fado de Coimbra

Desde o séc. XVI que o cantar de estudantes nas ruas de Coimbra é factualmente conhecido, onde o erudito e o popular reveem-se e misturam-se com freguência.

O Fado de Coimbra é uma expressão musical única no mundo. Tocado e cantado pelos estudantes da Universidade é, segundo a tradição, protagonizado somente por homens, que cantam à noite nas praças e ruas da cidade, palco privilegiado desta canção.

Intimamente ligado às tradições académicas, o
Fado de Coimbra surgiu espontaneamente por entre os grupos de estudantes que, ao mudarem-se para a cidade para frequentar a Universidade, levavam consigo as suas guitarras portuguesas.


O fado coimbrão implica rigor nas vestes. Os grupos de músicos e cantores, envergando o traje académico de calça, batina e capa traçada, tudo de cor negra, confere solenidade ao momento.

É um Fado cujos poemas evocam, invariavelmente, o amor e a saudade por uma mulher, pela cidade e pela Academia.

Seo Fado é considerado a canção da alma portuguesa, o Fado de Coimbra é, seguramente, a música que marca o ritmo do coração da cidade dos estudantes.

É uma das raras universidades do mundo possuidoras de uma canção própria.

Contrariamente ao Fado de Lisboa, das tabernas e das casas de fado, o Fado de Coimbra é, na sua essência, um fado de serenata, um fado de rua, com letras e músicas, não só de raiz popular, mas também de origem erudita, tendo sido musicados poemas dos mais ilustres poetas que pela Universidade de Coimbra passaram.

A guitarra é afinada num tom abaixo e a sua voluta é em forma de lágrima. A caixa da Guitarra de Coimbra é maior do que a de Lisboa.

Com os tempos, este género musical foi sofrendo algumas alterações, dando origem ao Canto e à Canção de Coimbra que a cidade, a sua Universidade e as suas gentes, vão orgulhosamente recriando, respeitando a sua essência e a sua génese.

Se visitar a cidade, não perca umadas típicas serenatas por baixo das janelas das amadas, ou assista às magníficas actuações dos grupos que
cantam frente à Sé Velha, dedilhando temas conhecidos que falam da cidade, da vida dos estudantes, ou acompanham as palavras de nomes maiores da poesia portuguesa.

Os temas de serenata continuam muito em voga, assim como as quadras ao gosto popular criadas por estudantes-poetas ou temas populares aos quais os estudantes lhes adaptavam letras de sua autoria.

A especificidade do Cantar Coimbrão assenta numa toada matricialmente identificada com a música popular de Coimbra, numa maneira de cantar própria da região e na afinação dos instrumentos que constituem o seu toque tradicional, bem como no tipo de dedilhação da Guitarra de Coimbra.

Ontem como hoje, o fado continua presente em Coimbra resgatando, divulgando e apresentando esta expressão musical como marca identitária que valoriza a oferta cultural e turística d a cidade.

Publicidade

.

Publicidade

Dynamic Image Rotator